Reader Comments

O Despacho Aduaneiro! |

by João Cauã Duarte (2018-06-24)


empresa de despacho aduaneiroNos últimos anos, assistimos uma ampla e profunda modernização nas corporações fiscalizadoras do comércio exterior brasileiro, principalmente pela Aduana. Após a colocação do Siscomex importação em 1997, a tramitação dos documentos nas alfândegas ficou mais célere, trazendo uma sensível diminuição do prazo de liberação. É bem verdade que a rapidez na liberação alfandegária nem sempre depende exclusivamente da atuação dos Auditores Fiscais. Não temos números oficiais, mais é possível mostrar que muitos dos atrasos na nacionalização do método decorrem de erros no preenchimento das declarações de importações, ou de falhas graves cometidas pelos importadores ou seus prepostos pela instrução do despacho aduaneiro. Fomos para a cidade de Uspallata, no meio da cordilheira dos Andes, onde é muito bom o visual. Doze,00 pela loja de conveniência (sete um redbull, três um café e dois um toddynho). Em Uspallata rodamos pouco, a cidade de fato tem uma localização privilegiada em termos de visual. Pelo que lemos foi nessa cidade que filmaram sete Anos no Tibete com Brad Pitt. Há assim como outras lojas para turistas, contudo não chegamos a entrar nelas e seguimos viagem até a Puente do Inca.

Tipos de Despacho Ou seja um defeito? Não. Todos os agentes sabem expor espanhol e diversos até arranham um português. Não se preocupe com isso. Que fila devo tocar? No momento em que você chega no recinto onde estão os guichês nos quais os agentes de imigração estão, existe uma área pros cidadãos americanos e algumas para os estrangeiros (não importa se você tem passaporte europeu, dá pela mesma). Conquistadores descontraídos ou apenas animais reativos, lotados dos instintos mais básicos, íntimos e primitivos? Seja qual for a sua resposta, foda-se. Pelo motivo de a distância existe enquanto nossa matéria mais pura. E, sejamos adultos, somos atraídos na divisa do mesmo jeito que somos seduzidos pelo abismo ou impotentes frente ao desconhecido. Como gatos, a alfândega do outro é um território irresistível. E cada um habita a sua própria pele, vamos expressar sendo assim, essencialmente. Desse jeito, outra vez, as distâncias.

Essa história teria ou poderia ter? acontecido em sua cidade, em sua praça mais mal argumentada. É uma novela de detetives, em que o detetive, infelizmente, não parece nenhum tira fenomenal como os dos vídeos norte-americanos. Nela há pelo menos um policial honesto e preocupado com a justiça e com as crianças, como necessita existir tantos outros pelas cidades do Estado. Isto levava a que Portugal tivesse, principalmente nas cidades, uma nova burguesia que rua em Caetano a expectativa de abertura política do Estado Novo. Esta burguesia esperava de Caetano eleições livres e ainda superior liberalização da economia. Também passou a aparecer semanalmente num programa da RTP chamado Discussões em família, citando aos Portugueses as tuas políticas e ideias licença para exportação o futuro do povo. Porém, uma série de razões vieram a causar a insatisfação da população.

Pela volta, o fiscal implicou com a guitarra", conta. De acordo com o músico, os fiscais o questionaram da procedência do instrumento, com quase 2 anos de exercício, e lhe pediram uma prova. "O fiscal citou que se eu não tivesse como provar, eu teria que dirigir-se afim de delegacia pra prestar um esclarecimento e a guitarra ficaria apreendida", diz. Segundo conta Paulo, o fiscal pediu que mostrasse uma imagem da exposição em Barcelona. "Eu mostrei, contudo mesmo sendo assim ele disse que precisava consultar nas câmeras de segurança para ver se realmente eu tinha despachado", conta. Depois de duas horas na alfândega tentando solucionar a circunstância, os fiscais pediram que Paulo assinasse um documento em que declarava o dia e hora que havia despachado a guitarra, que seria verificado com a companhia aérea. "O fiscal citou que se eu estivesse mentindo, iriam me procurar", reitera. Pro músico, as equipes das companhias aéreas deveriam alertar os passageiros na hora do embarque. Alguns produtos precisam passar na observação de outros órgãos além da Receita.

O escritor britânico Lawrence Durrell considera que "somos frutos da paisagem em que vivemos; ela falada nosso comportamento e até nossos pensamentos, pela medida em que reagimos a ela". No caso da DPU/RJ, uma pequena equipe de defensores, servidores e terceirizados reagiram à "velha paisagem" e criaram uma "nova". Hoje, a Unidade continua sua batalha diária na procura do melhor atendimento aos seus assistidos e de melhores condições de serviço para aqueles que nela atuam. A construção não acabou. Os tijolos terão que continuar a ser cimentados pra que a suporte se complete. Mas, os alicerces imediatamente foram colocados e parcela da edificação bem fundamentada. Isso precisa e necessita ser valorizado. Quatrorze. Administração Pública. 15. Organização dos Poderes. O Poder Legislativo. A fiscalização contábil, financeira e orçamentária. O Controle Externo e os Sistemas de Controle Interno. Tribunal de Contas da Combinação. O Poder Executivo e o Poder Judiciário. O Ministério Público. Dezesseis. A defesa do Estado e das corporações democráticas. Dezessete. Da tributação e do orçamento. Sistema Tributário Nacional. Das finanças públicas.