Reader Comments

DESPACHO DE EXPORTAÇÃO

by Benício da Costa (2018-07-31)


despachante aduaneiro curitibaO documento é denominado "Form A" e constitui quesito para a permissão de reduções tarifárias por países industrializados a países em desenvolvimento. Este documento é emitido por federações estaduais de indústria. A Legalização Consular não é exigida por todos os países importadores. Nos contatos com os importadores estrangeiros, o exportador necessita provar a inevitabilidade desta providência (reconhecimento de firma por parcela da autoridade consular, em geral cobrada). Documento exigido quando o exportador é causador da contratação do seguro com uma empresa seguradora e precisa ser providenciado antes do embarque da mercadoria. É um formulário fornecido pelo banco a seu cliente (exportador), com a relação dos documentos por ele exigidos pra promoção de uma operação de exportação. No momento em que o passageiro passava pelo canal de inspeção da Receita Federal, em geral portava apenas bagagens de mão. Dois passageiros suspeitos já foram presos neste ano. De imediato o último núcleo criminoso atuava subtraindo, com regularidade diária, garrafas de vinho, champanhe e garrafas em miniatura de bebidas do interior das aeronaves em pouso. Funcionários da organização de "catering" realizavam o roubo, levando os vasilhames pra áreas conhecidas como "pontos cegos", onde era feita a triagem. Foram apreendidas cerca de 2.715 garrafas de bebidas, carros e dinheiro.

A decisão reside no outro. A coragem do outro se manifesta pela humanidade de quem opta diante do escolhido. É um gesto de afeto - e uma gentileza. Como quem estende a mão a um desconhecido. Em razão de escolher assim como é exposição - a apresentação de distinguir no outro o gesto. Ele sabe a nossa lingua e está vendo, mesmo que não pareça. Por isso, cuidado no que fala com os outros durante esta entrevista. O agente vai começar perguntando qual é o objetivo da viagem ("what’s the purpose of your trip?"). Diga que você vai pra Disney ou que está de férias e quer ver os Estados unidos. Ele também vai te perguntar quantos dias você vai permanecer ("How many days will you stay is US?"). Fale a quantidade de dias que você ficará e a data vai embarcar de volta. Afinal de contas, ele vai perguntar onde você vai permanecer no tempo em que estiver nos EUA ("Where will you stay?"). Responda o nome do hotel que você ficará. Se forem diversos, mencione todos eles. Ele conseguirá fazer questões adicionais, se perceber que é necessário. Fique calmo, ou seja normal. Se você não perceber o que ele está informando, basta dizer que não entendeu e peça pra reiterar.

Mas, em outras ocorrências, o importador podes optar pelo despacho aduaneiro simplificado, que podes se doar por meio do Siscomex ou por formulários, conforme o caso. Portanto, antes de começar a tua operação de importação, o interessado precisa averiguar se a tua habilitação para utilizar o Siscomex será necessária e se ela se descobre em vigência. O despacho aduaneiro de importação é dividido, essencialmente, em duas categorias: o despacho pra consumo; e o despacho pra admissão em regime aduaneiro especial ou aplicado em áreas especiais. O despacho pra consumo ocorre quando as mercadorias ingressadas no povo forem destinadas ao emprego, pelo aparelho produtivo nacional, como insumos, matérias-primas, bens de geração e produtos intermediários, tal como no momento em que forem destinadas ao consumo respectivo e à revenda. Morini declara, ainda, que a alteração do dólar, moeda que sabe as negociações internacionais, pode ser um impedimento para o importador. Em negociações internacionais, é fundamental que o empreendedor, além do entendimento do idioma inglês, busque informações a respeito da cultura do povo-alvo. Sebrae-SP (Serviço de Suporte às Micro e Pequenas Organizações de São Paulo) Gilberto Campião. No caso da Chá Yê! Pro consultor do Sebrae-SP, entender a mercadoria e quem a produz no exterior bem como é uma forma de a corporação se certificar da qualidade do produto.

§ 3° Toda autorização de entrega antecipada, inclusive em efetivação de decisão judicial, necessita ser informada no Siscomex. Art. Quarenta e oito. Concluída a conferência aduaneira a mercadoria será neste momento desembaraçada. § 2º O desembaraço da mercadoria será feito pelo AFRF causador da última fase da conferência aduaneira, no Siscomex. § 3º A mercadoria cuja declaração receba o canal verde será desembaraçada automaticamente pelo Siscomex. Aquele é somente o ato final nesse, seja para consumo ou não. Ao utilizarmos a expressão "desembaraço aduaneiro" como equivalente a "despacho aduaneiro de exportação aduaneiro" estaremos omitindo as significativas etapas do despacho, como a da conferência documental e física, pois que delas o desembaraço não faz fração. É apenas a conseqüência. Tivemos a chance de receber um cartão de visita de pessoa que trabalhava no departamento de importação de uma corporação que dizia "Gerente de Desembaraço Aduaneiro".